quarta-feira, 4 de julho de 2012

FAB nega participação de brasileiros na Guerra das Malvinas


No ano de 1992 o programa Fantástico da Rede Globo apresentou uma reportagem sobre a Guerra das Malvinas em que foi levantada a hipótese de que pilotos brasileiros tiveram participação direta no conflito, pilotando aviões EMB-111 Bandeirulha.



A explicação era que, como as aeronaves foram adquiridas às pressas, retiradas do inventário da FAB, não havia tempo hábil para treinar as tripulações argentinas.

 Depois da entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, solicitamos à Aeronáutica a informação se realmente houve envolvimento de militares brasileiros na operação das aeronaves EMB-111.

Segundo o e-mail enviado pela Força Aérea, a resposta é negativa.

Trinta anos após o fim do conflito, esgotado o prazo máximo do sigilo dos documentos governamentais, em princípio não haveria razão para a FAB omitir a verdade, contudo o historiador da UNB, Moniz Bandeira, que revelou ao Fantástico a possibilidade de participação de pilotos brasileiros na Guerra, foi enfático ao afirmar que fontes militares confirmaram a informação:

“Esses rumores circularam, e eu tratei de averiguar a sua veracidade. Consegui confirmá-los com oficiais das Forças Armadas e elementos da comunidade de informações” afirmou o pesquisador em 1992.


Recentemente ele voltou a defender essa tese, no artigo “Guerra das Malvinas: petróleo e geopolítica”, publicado em maio de 2012, na Revista Espaço Acadêmico. 

Segundo o artigo, o fato de a FAB ter afirmado que o tempo normal de qualificação para as equipagens do Bandeirulha ser de 2 anos confirma a participação de pilotos brasileiros, já que a Guerra durou apenas 75 dias, portanto, não poderiam os argentinos ter operado as aeronaves e seus sensores.

O ponto final nessa dúvida somente poderia ser dado pelo próprio pesquisador, e por suas fontes – além é claro, das tripulações do EMB-111 da época da guerra – caso alguma dessas fontes resolvessem falar.
Abaixo a resposta enviada pela FAB:

“Prezado Cidadão, Agradecemos seu contato com o COMAER pelo sistema e-SIC. Sobre a solicitação de protocolo 60100000142201212, informamos que não houve a participação de tripulação brasileira quer direta ou indiretamente na Guerra das Malvinas. Serviço de Informações ao Cidadão COMANDO DA AERONÁUTICA Centro de Comunicação Social da Aeronáutica Esplanada dos Ministérios – Bloco M - 7º andar – Brasília – Distrito Federal CEP 70.045-900 E-mail: sicfab@fab.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário